segunda-feira, 8 de março de 2010

Por esse e todos os dias

08 de março de 1908. Centenas de trabalhadoras da fábrica têxtil Cotton, NY, entraram em greve. Motivo? Conseguir uma redução da jornada de trabalho e o descanso aos domingos. Por não terem, apesar de todo seu esforço, tido suas solicitações atendidas estas mulheres trancaram-se dentro da fábrica. Houve um incêndio e todas elas morreram.

Esta é uma das possíveis histórias que deram origem ao dia internacional da mulher. De fato, foi escolhido, durante a Convenção de Mulheres Socialistas em 1910, o dia 08 de março. Muitas são as histórias relacionadas a este dia e que possivelmente motivaram esta escolha.

E cá estamos nós, em mais um 08 de março. Homenagens nas empresas, nos órgãos públicos, nos jornais, nas televisões. Nada contra as homenagens, pelo contrário, gosto muito de receber rosas, chocolates e parabéns. O que me preocupa é a simples redução do dia de hoje a uma festividade bastante comercial. Um dia marcado por lutas e conquistas de direitos, deveria suscitar a reflexão e o debate sobre as lutas que ainda precisam ser travadas. Conquistamos muitos direitos e não podemos nos acomodar. Lutemos pelos direitos de todos. Pela igualdade, pela redução da pobreza, pelo acesso a educação.

Gostaria então de desejar parabéns a todas as mulheres, e especialmente àquelas que lutam pelos seus direitos e pelos direitos de todos. Espero que as dificuldades que enfrentamos pelo caminho não nos façam desistir dos nossos sonhos e nos fortaleçam para lutar por nossos valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário